domingo, 25 de novembro de 2007

O caramelizado bolo de ananás feito por Garda

Eis a receita deste maravilhoso bolo de ananás que Garda tão bem sabe fazer.

Delícia de Ananás

Ingredientes para a massa

225g de açúcar

200g de manteiga
6 ovos
265g de farinha

2 colheres de chá de baking powder
1 lata de ananás (separar metade da calda e duas rodelas de ananás para incorporar na massa)


Ingredientes para preparar o leito da forma rectangular (24x32cm)

130g de manteiga (manteiga mesmo, não um substituto)
230g de açúcar

Misture estes ingredientes e barre a forma rectangular com a mistura. O fundo da forma deve levar uma camada dessa massa. Sobre este leito açucarado, disponha a seu critério, as rodelas de ananás. Se desejar, pode colocar cerejas nos buracos centrais das rodelas de ananás e passas à volta das citadas rodelas (poderá fazer isso também, depois do bolo estar assado).

Preparação da massa:

Bata a manteiga e o açúcar até se obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, e continue a bater. Adicione a farinha e o baking powder. Incorpore a metade da calda na massa bem como as duas rodelas (previamente trituradas). Finalmente junte as claras batidas em castelo. Por fim, verse a massa do bolo sobre o leito preparado na forma e leve ao forno. Deixe assar até obter o tom caramelizado característico.


domingo, 18 de novembro de 2007

Saudosas campanhas de florestação!

Que fazem estes jovens no deserto?

Estas são imagens das primeiras campanhas de florestação de Cabo Verde. A cena se passa no então "deserto" do Monte Vaca, no topo da Achada de São Filipe em Santiago. Nesse dia soalheiro de 14 de Agosto de 1978, véspera de feriado religioso (mas naquele tempo abolido como tal). O jovem de "sumbia" sou eu! Não acreditam? Vejam então:
Sou o primeiro da esquerda, seguido de Hermínio Silva, Carlinhos "Guardafui", Amadeu Silva ....

E fazíamos esse serviço cívico de boa vontade e com alegria, inspirados pela força, luz e guia que norteavam os nossos destinos.

Quntos éramos nós nesse dia? MUITOS. Eis a seguir uma foto de grupo tirada junto à bomba de água movida pela energia de um painel solar experimental que nesse local fora instalado.

domingo, 11 de novembro de 2007

Alex e Mimi os génios US e CV dos papagaios cinzentos

O papagaio cinzento de cauda vermelha (Psittacus erithacus), conhecido entre nós por papagaio de São Tomé, é considerado como a ave mais inteligente do Mundo.

Experiências várias ligadas às ciências comportamentais, à etologia e até à psicologia têm vindo a ser feitas com esta extraordinária espécie.

O célebre papagaio ALEX, acrónimo de Avian Learning Experiment, conseguia, segundo o blog "thesoundofsilence", "identificar 50 objectos diferentes, 7 cores, 5 formas, quantidades até 6, categorizar mais de 100 itens diferentes e conhecia conceitos como maior/menor, igual/diferente, etc. Além de que era uma celebridade em programas de televisão, onde até dizia piadas breves, como “take it easy”..." O pobre animal faleceu recentemente e houve uma onda inimaginável de consternação (se se introduzir no Google as palavras Alex + Parrot aparecem quase 6 milhões de entradas).

Bem, embora eu não tenha (ainda) um destes papagaios em casa, conheci um durante a minha infância. Chamava-se MIMI e vivia empoleirado num bar da cidade da Praia, pertencente ao Sr. António Leão e à Dona Elvira (já falecidos). Mimi "falava pelos cotovelos" e todos se divertiam com as sua tiradas. Um belo dia, o Sr. Vital Moeda passava pela porta do botequim, e Dona Elvira, solícita, o manda entrar e "apresenta-lhe" a Mimi. Esta então resolve não abrir o bico e por mais que Elvira a estimulasse teimava em se manter em silêncio, colocando a dona numa posição embaraçada pois tanto elogiara os dotes do animal. Logo que Vital se foi embora, Elvira volta-se para Mimi e ralha: "abó Mimi, si qui bu ta pon na burgonha!?" Mimi abre então o bico e com ar vaidoso profere: "min ca pinton!!"

Estes animais são realmente susceptíveis, e requerem muito mimo. Podem encontrar vários artigos na Internet que dão dicas de como cuidar deles.

Deixo-vos agora com um fantástico clip de vídeo ilustrativo da capacidade destes animais em imitar sons e palavras ... todas no seu devido contexto:

video
Então, Einstein, o papagaio em questão...Parla? ou Fala?

domingo, 4 de novembro de 2007

Como se "Pensou Portugal Novo"

Em 1971, Marcelo Caetano sabia que os dias do império colonial português estavam na berlinda. Para virar o jogo, criou uma nova ideologia que deveria "Pensar Portugal Novo", ou seja haver uma espécie de confederação portuguesa onde cada estado seria autónomo, incluindo o Portugal europeu que passar-se-ia a designar de Lusitânia.

Para melhor impingir estas novas ideias, foi criada uma instituição denominada "Círculo de Estudos Ultramarinos" que tinha entre outros o objectivo de promover cursos de iniciação à política, nomeadamente à volta do tal novo figurino para Portugal.

Foi assim, que os melhores alunos dos liceus Gil Eanes e Adriano Moreira, foram seleccionados para frequentar estes cursos. O primeiro foi na Praia em 1972 e o segundo em Mindelo nas férias da Páscoa de 1973. Integrei este segundo curso, juntamente com mais 29 colegas ( ver neste artigo, as fotos tiradas no Paúl, aquando de uma visita de estudos inserida no programa do curso - faça um clique nelas para vê-las em ponto grande).

Os dez alunos que "melhor assimilaram a ideia do Portugal Novo", ou seja, os melhores classificados no curso, ganharam uma viagem de estudos de um mês à "Lusitânia" durante as férias de verão de 1973. Assim, eu e mais nove colegas cabo-verdianos, entre os quais João Baptista Galvão, Sidónio Monteiro, Carlos Burgo e Idalina Monteiro, estivemos 30 dias a passear por todas as capitais distritais do Portugal continental.

NB: o livro de fim de curso, com poemas de uns dedicados e concernentes a outros, foi entregue a cada um de nós que, de imediato, fez recolher os autógrafos dos colegas, apostos em suas respectivas páginas. Podem ver essas páginas recentemente publicadas num fotolog regido por uma irmã de um dos participantes. Eis o link da 1ª de minhas páginas nesse fotolog (clique no link)