domingo, 19 de outubro de 2008

Raúl Solnado e as primeiras gargalhadas de que me recordo

Hoje, 19 de Outubro 2008, este grande humorista português que responde pelo nome de Raul Augusto Almeida Solnado fez 79 anos! Ainda rijo e valente, parece que irá para o ano (o ano de seu 80º aniversário) brilhar de novo na RTP (clique aqui). Tornou-se num grande actor, mas eu ainda o prefiro como aquele humorista dos anos 60 do século XX.


Este Raul Solnado traz-me gratas recordações das noites de gargalhadas que meus jovens pais davam em 1962, no pequeno apartamento onde vivíamos em Lisboa (entre 1962 e 1963). Esta estadia em Lisboa, foi para mim marcante, visto estar associada à primeira viagem que fiz, tinha eu 5 anos apenas. A família seguira (mais a vovó Candinha, sogra de meu pai) para Lisboa no navio motor Alfredo da Silva e regressara um ano depois no Manuel Alfredo (o navio gémeo do primeiro). Saudosos navios! Mas estas aventuras náuticas ficarão para uma próxima crónica.

Lembro-me de o ouvir na rádio, nos seus shows humorísticos. Meu pai comprara um dos discos de vinil (45 rotações) de Solnado, que faziam furor na época. Tratava-se do disco que batera todos os recordes de vendas de discos em 1962 e que reunia "A Guerra de 1908" e "A História da Minha Vida".

Apresento-vos agora "A guerra de 1908" sob forma de "mídia".
.

Agora um pouco de sua discografia (singles e EPS):
Solnado actuou no Brasil e eis uma pérola rara (um clip de vídeo de um "sketch" com o actor italo-brasileiro Zeloni:

.

Para terminar, eis uma colagem de vídeos e imagens de Raúl Solnado, tendo como som de fundo, a "canção" deste artista: Dá O Cavaquinho, Os Ferrinhos e a Pandeireta (Single, Orfeu, 1978) 645

.

Sem comentários:

Enviar um comentário