domingo, 5 de outubro de 2008

Os meus queridos alunos - II (e o dia internacional do professor)



Por volta das 10h da manhã deste Domingo, fui lembrado através de um telefonema da Rádio Nacional de Cabo Verde, que hoje era o Dia Internacional do Professor (instituído pela UNESCO*). A simpática jornalista, após educadamente se desculpar de me ter ligado para casa num Domingo, indagou se estaria eu disposto a dar uma entrevista para o jornal das 13, a propósito do citado dia internacional do professor. Após assegurar-lhe que de maneira nenhuma me sentira incomodado e que de muito bom grado iria conceder a entrevista, começou a gravação do diálogo entre nós entabulado.

Várias foram as questões e a última dizia respeito à mensagem que deveria eu deixar aos colegas professores. Não me lembro do palavreado exacto que usei, mas grosso-modo quis transmitir que os mais jovens devem esmerar-se para serem uma referência positiva, para que possam desfrutar mais tarde do regozijo de duas fantásticas situações:
  1. Ver passar ao lado, ou ver na comunicação social, cidadãos brilhantes e notórios e poder dizer: "eis um de meus antigos alunos que de algum modo agora traduz um pouco de mim mesmo"
  2. Deparar com indivíduos que rasgam um sorriso ao nos ver e proferem frases do tipo "... Não se lembra de mim? professor...sou o [fulano]..."
E é neste pé, que partilho neste artigo mais uma foto (vejam também as que apresentara no "Os meus queridos alunos I") de alunos meus, que me foi enviada com uma comovente carta que orgulhosamente aqui exibo:

* mensagem da UNESCO traduzida para português: clique aqui

2 comentários:

  1. Caro Prof. Jorge Brito, foi sempre e é uma grande fonte de inspiração para os seus alunos.

    Admiro o seu modo de fazer como professor e a capacidade que tem em despertar a vontade de aprender.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,

    Obrigado pelas estimulantes palavras que de imediato direcciono aos docentes mais jovens, para que eles possam potenciar as suas capacidades e dons no sentido de se transformarem também em referências e em fontes de inspiração.

    ResponderEliminar