domingo, 10 de junho de 2007

A Malacologia e a "malucologia" pelas lulas

"Odjo sima lula trás di cutelo" assim apetecia agora dirigir-me a um fulano (filho meu) que de olhos esbugalhados se encontra ao meu lado a observar-me desferir um golpe de tesoura de cozinha a uma pobre lula (já morta claro!) e a retirar-lhe de seguida a fina cartilagem quase transparente e em forma de pena.

É que, estou a preparar estes cefalópedes para confeccionar no próximo Domingo um prato de lulas à moda antiga, tal como o fizera nesse dia em que me filmavam para o Intimidades tendo dito isso em público, no referido programa

Porém, antes de vos presentear com a receita (no próximo Domingo), eis que tenho a ocasião de falar de Malacologia, o ramo da biologia que estuda os moluscos. A parte mais vistosa deste ramo do saber é o estudo dos gastrópodes e dos bivalves, pois têm espécies com conchas belíssimas de grande interesse para coleccionadores. O nome de Malacologista é também aplicado aos coleccionadores de conchas. Encontramos lindas colecções em museus como o do Aquário Vasco da Gama em Lisboa. A Malacologia foi paixão de muito boa gente, como Jean Piaget que na sua adolescência, se interessou bastante por moluscos:

"Seu interesse por moluscos aparece durante a adolescência quando publicou diversos artigos sobre moluscos, fósseis e zoologia, temas presentes nos estudos que desenvolveu durante toda a sua vida . Tal era sua paixão por este estudo que, naquela ocasião, decidiu que seria um Malacologista."
Deixo aqui um endereço de um site do Instituto Português de Malacologia, onde poderão baixar números de uma revista científica especializada na matéria.

Convido-vos na próxima semana a comerem comigo uma caldeirada de lulas à moda antiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário