domingo, 14 de outubro de 2007

O Xá da Pérsia está em minha casa

Pois é! Quem me mandou anunciar que este Blog era de periodicidade semanal! Já lá vão uns meses que não honrei a minha promessa.

Recomeço agora com um pouco sobre os animais domésticos que circulam à minha volta. Não que eu ache que o mundo deva conhece-los (os meus), mas sim porque pode ser útil saber um pouco mais sobre os mesmos (o tipo e/ou raça em questão).

Um gato Persa não deve ser confundido com um gato Angorá. Muita gente usa indiscriminadamente estes nomes, pensando que se referem à mesma raça. Vejamos então as diferenças descritas no site "Raças de gatos"

"Corpo e cabeça: é muito comum as pessoas confundirem o gato angorá com o persa. Porém, ele [o angorá] apresenta características muito diferentes. O corpo e a cauda são mais longos, e sua cabeça é menor, com orelhas retas. É um gato de porte médio; seus membros posteriores devem ser um pouco maiores que os anteriores, deixando a garupa mais elevada. Sua principal diferença em relação ao gato persa está no nariz mais longo e no fato de não apresentar o “stop” acentuado, que dá o aspecto de carinha amassada do persa. O angorá apresenta tufos de pêlos nas orelhas. Os gatos brancos devem apresentar o nariz e os coxins palmares e plantares com coloração rosa. Olhos: são grandes e amendoados, com coloração azul, âmbar ou ímpares (um azul e outro âmbar ou verde)."

O meu Xá (chamei-o assim pelo seu porte majestoso de um Rei ... da Pérsia; e também pelo trocadilho que a sonoridade induz em relação à língua francesa) nasceu em São Vicente. Porém creio fala agora "badiu". Como rezam as crónicas de seu comportamento, é ele que escolhe o dono e não ao contrário. Só a mim responde ele ao chamamento. Podem constatar no video seguinte:



Vou agora finalizar, segundo o citado site "Raças de gatos" com a descrição do PERSA:

É a raça preferida no mundo, sendo a mais alterada pelo homem e a menos parecida com os felinos tradicionais. Sua popularidade é tanta que a quantidade de seus registros supera a de todos os outros gatos de raça juntos. Somente no Brasil, os persas superam 90% dos registros na maior organização de nosso país, o Clube Brasileiro do Gato.

Origem: os primeiros gatos de pêlo longo e com formas mais esguias chegaram à Europa no século XVI, trazidos de Ankara, na Turquia. Logo depois, lá aportaram também outros de pêlo longo, mais robustos vindos da Pérsia, actual Irão. Ambos foram cruzados e seus descendentes deram origem ao Persa actual. Aqueles que vieram da Turquia formaram a atual raça, Turkish Angorá, hoje um tanto diferente de seus ancestrais.

Pelagem: densa, com pêlos bem longos, finos e sedosos, que podem formar nós com facilidade, caso o dono não os escove diariamente.

Cor: a diversidade de cores é muito grande. No início, só haviam cores sólidas (únicas). Hoje, já são reconhecidas mais de 100. Entre as mais comuns temos o chinchila (branco), o brow classic tabby (rajado marrom), tortie (cor de casco de tartaruga) tortoiseshell-and-white (atartarugado e branco), spotted tabby (rajado pintado), bicolor, azul, azul-creme, creme, esfumaçado, camafeu, preto, chocolate e outros. A cor da pelagem deve ainda combinar com uma determinada cor de nariz e dos coxins (preta, azul, chocolate, rosa e cor de tijolo).

Corpo: linhas robustas e arredondadas. Pernas curtas e retas. Peito profundo e maciço. Abdômen curto e arredondado. Costas retas.

Cabeça: deve ser redonda e muito maciça, com caixa craniana muito ampla e larga. Orelhas pequenas; bochechas fortes. O focinho é bem curto - deve ter praticamente a mesma medida de comprimento e largura -, o que dá a aparência de nariz achatado, típico da raça.

Olhos: grandes e ligeiramente arredondados. As cores aceitas são apenas azul, verde e cobre.

Cauda: curta (porém, proporcional ao tamanho do corpo) e carregada em um ângulo mais baixo do que as costas, mas nunca curva ou arrastando no chão.

Comportamento: gostam de brincar e subir em árvores. Por isso, precisam de espaço. Podem ser criados em apartamento, desde que o dono o leve para passear sempre.

Dono ideal: deve reservar alguns minutos do dia para cuidar do pêlo de seu gato.

Cuidados especiais: a escovação e banho são essenciais para a manutenção da saúde e beleza da pele e dos pêlos. Ajudam também a evitar o aparecimento de bola de pêlos no estômago, que pode causar gastrite crônica e obstrução do intestino. As pelagens dos persas de cor creme, azul e preta ficam queimadas se muito expostas ao sol. Para preservá-las, o ideal é que não tomem mais de uma hora de sol, restrito ao período da manhã.

Reprodução: deve-se ter cuidado no acasalamento dos gatos brancos com os dois ou apenas um dos olhos azuis, para evitar a surdez. Recomenda-se cruzá-los apenas com parceiros de olhos cor de cobre, para evitar filhotes brancos de olhos azuis, que são mais propensos ao problema de surdez.

Adestramento: os persas são facilmente adestrados desde que você se empenhe nas lições de adestramento, principalmente antes dele completar um ano de idade.

Defeitos: cara excessivamente achatada, o que causa: prejuízo à respiração devido as narinas estreitas; irritação e infecção ocular, por causa de ductos lacrimais estreitos ou sem orifício; problemas locomotores por falta de desenvolvimento do cérebro, devido à perda de espaço no crânio, e boca permanentemente semi-aberta pelo deslocamento dos maxilares. Prognatismo. Orelhas grandes. Peito estreito. Costas longas. Pescoço longo e delgado. Cor de olhos pálida. Olhos muito juntos.



3 comentários:

  1. Eu não sei como as pessoas podem confundir o Angorá com o Persia na minha opinião são bem diferentes,eu tenho um Angorá Turco e fico muito indignada quando me perguntam se ele é Persia e o mais absurdo uma veterinaria me perguntou se ele era Persia,gente ela era formada e não sabia que mundo é esse?
    O fato dos dois serem peludos não tem nada haver.
    Persia e Angorá não são parecidos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, lá de Santos São Paulo eu presumo. São lindos os Angorá e não foram artificialmente modificados como foi feito com o Persia. Tenha sempre lindos momentos com o seu gato. O meu vai também muito bem.

    ResponderEliminar
  3. eu to na duvida ainda
    o meu tem a cabeça redonda orelha media com monte de pelo dentro peludo branco

    e pelo q vi angora tem a cabeça comprida

    e agora ²²²????
    o meu é angora ou persa branco ????

    mas tbm nao tem o nariz pra dentro

    ResponderEliminar