domingo, 11 de novembro de 2007

Alex e Mimi os génios US e CV dos papagaios cinzentos

O papagaio cinzento de cauda vermelha (Psittacus erithacus), conhecido entre nós por papagaio de São Tomé, é considerado como a ave mais inteligente do Mundo.

Experiências várias ligadas às ciências comportamentais, à etologia e até à psicologia têm vindo a ser feitas com esta extraordinária espécie.

O célebre papagaio ALEX, acrónimo de Avian Learning Experiment, conseguia, segundo o blog "thesoundofsilence", "identificar 50 objectos diferentes, 7 cores, 5 formas, quantidades até 6, categorizar mais de 100 itens diferentes e conhecia conceitos como maior/menor, igual/diferente, etc. Além de que era uma celebridade em programas de televisão, onde até dizia piadas breves, como “take it easy”..." O pobre animal faleceu recentemente e houve uma onda inimaginável de consternação (se se introduzir no Google as palavras Alex + Parrot aparecem quase 6 milhões de entradas).

Bem, embora eu não tenha (ainda) um destes papagaios em casa, conheci um durante a minha infância. Chamava-se MIMI e vivia empoleirado num bar da cidade da Praia, pertencente ao Sr. António Leão e à Dona Elvira (já falecidos). Mimi "falava pelos cotovelos" e todos se divertiam com as sua tiradas. Um belo dia, o Sr. Vital Moeda passava pela porta do botequim, e Dona Elvira, solícita, o manda entrar e "apresenta-lhe" a Mimi. Esta então resolve não abrir o bico e por mais que Elvira a estimulasse teimava em se manter em silêncio, colocando a dona numa posição embaraçada pois tanto elogiara os dotes do animal. Logo que Vital se foi embora, Elvira volta-se para Mimi e ralha: "abó Mimi, si qui bu ta pon na burgonha!?" Mimi abre então o bico e com ar vaidoso profere: "min ca pinton!!"

Estes animais são realmente susceptíveis, e requerem muito mimo. Podem encontrar vários artigos na Internet que dão dicas de como cuidar deles.

Deixo-vos agora com um fantástico clip de vídeo ilustrativo da capacidade destes animais em imitar sons e palavras ... todas no seu devido contexto:

video
Então, Einstein, o papagaio em questão...Parla? ou Fala?

Sem comentários:

Enviar um comentário