domingo, 4 de novembro de 2007

Como se "Pensou Portugal Novo"

Em 1971, Marcelo Caetano sabia que os dias do império colonial português estavam na berlinda. Para virar o jogo, criou uma nova ideologia que deveria "Pensar Portugal Novo", ou seja haver uma espécie de confederação portuguesa onde cada estado seria autónomo, incluindo o Portugal europeu que passar-se-ia a designar de Lusitânia.

Para melhor impingir estas novas ideias, foi criada uma instituição denominada "Círculo de Estudos Ultramarinos" que tinha entre outros o objectivo de promover cursos de iniciação à política, nomeadamente à volta do tal novo figurino para Portugal.

Foi assim, que os melhores alunos dos liceus Gil Eanes e Adriano Moreira, foram seleccionados para frequentar estes cursos. O primeiro foi na Praia em 1972 e o segundo em Mindelo nas férias da Páscoa de 1973. Integrei este segundo curso, juntamente com mais 29 colegas ( ver neste artigo, as fotos tiradas no Paúl, aquando de uma visita de estudos inserida no programa do curso - faça um clique nelas para vê-las em ponto grande).

Os dez alunos que "melhor assimilaram a ideia do Portugal Novo", ou seja, os melhores classificados no curso, ganharam uma viagem de estudos de um mês à "Lusitânia" durante as férias de verão de 1973. Assim, eu e mais nove colegas cabo-verdianos, entre os quais João Baptista Galvão, Sidónio Monteiro, Carlos Burgo e Idalina Monteiro, estivemos 30 dias a passear por todas as capitais distritais do Portugal continental.

NB: o livro de fim de curso, com poemas de uns dedicados e concernentes a outros, foi entregue a cada um de nós que, de imediato, fez recolher os autógrafos dos colegas, apostos em suas respectivas páginas. Podem ver essas páginas recentemente publicadas num fotolog regido por uma irmã de um dos participantes. Eis o link da 1ª de minhas páginas nesse fotolog (clique no link)

Sem comentários:

Enviar um comentário