domingo, 4 de maio de 2008

Dia das mães cabo-verdianas, lindas mulheres que elas são!

Neste primeiro Domingo de Maio, comemora-se em Cabo Verde (e em Portugal também) o dia das mães! Contudo, há muita gente (sobretudo Nazarena) que segue a tradição americana, considerando que o segundo Domingo de Maio é que é o dia das mães. Quando era criança, o dia das mães era a 8 de Dezembro, depois virou o último Domingo de Maio, para se fixar no primeiro. Com tanta confusão fui indagar e descobri nãoa história desta comemoração, como também que as datas da mesma variam de país para país.

.

Com muito prazer, vou então homenagear as mães cabo-verdianas e em particular a minha mãe. Esta chama-se Esther Aguiar Lisboa da Costa Santos, carinhosamente chamada na família, de: vovó Teti. Nasceu a 8 de Outubro de 1924, fez os estudos liceais no Liceu Gil Eanes no Mindelo e em Janeiro de 1949 entrou para os Correios Telégrafos e Telefones (CTT) como Aspirante. Trabalhou sempre no Sector Postal e foi evoluindo na carreira, por concursos, até se aposentar em Fevereiro de 1975 como 1º Oficial. Nos CTT, os funcionários seguiam a Escola dos Correios, tinham que estudar muito para obterem os diplomas que lhes permitiam concorrer a categorias mais elevadas. Muitas vezes, Esther justifica a minha propensão pelos estudos, com uma teoria de que "ouvira dizer que os bebés assimilavam os hábitos das mães enquanto estas estivessem grávidas, estando ela a estudar arduamente para os exames dos CTT durante a gravidez do seu Jorginho".

O que é certo, é que ter uma mãe na secção postal dos CTT, dava muito jeito para um amante da filatelia. Ela trazia-me inúmeros selos usados, colados nos invólucros de encomendas e vales postais. Ensinou-me a mergulhar estes retalhos de papel (com os selos colados), em água para amolecer a cola; trazia-me papel mata-borrão para os secar ou para fazer compressas sobre os selos colados em postais (assim a escrita a tinta, dos postais, não era destruída). Não me esqueço da explicação que me dera sobre os selos "porteados" (ver ao lado a página do meu álbum de selos CV, com a série de 1952). Estes selos, são os que se usam para "multar" as cartas que chegavam sem selo; com o dobro da taxa normal, estes eram uma espécie de "chamadas pagas no destino", se o destinatário quisesse a carta pagava a taxa e os selos porteados eram colocados sobre a correspondência que de seguida ser-lhe-ia entregue.
.

Outra particularidade interessante de Esther é o seu gosto pela escrita, pelo conto, tradições orais e passatempos. Chegou a ser uma importante colaboradora do "Almanaque Bertrand". Este almanaque foi publicado de 1899 a 1969. Vejam na figura à direita, duas páginas da edição de 1931 deste almanaque. O almanaque era, entre outros, recheado de passatempos, charadas matemáticas e adivinhas. Cheguei de encontrar vários passatempos do tipo "Salto de Cavalos", "Hieróglifos Comprimidos" e Palavras Cruzadas da autoria da minha mãe, nos volumes dos anos quarenta. Apanhei o gosto e aos 12 anos lá tentava eu fabricar também estes passatempos que comecei a dactilografar no que pretendia vir a ser um "Almanaque Brito".

Vejamos então "Vovó Téti" ao longo da vida




...............///////////..................\\\\\\\\\\\...............

E agora, retomemos algumas das beldades da minha árvore genealógica e constatemos que a beleza também está nos genes. A escolha recaiu em 15 musas, que constituem 5 grupos de avó-mãe-filha. Cabe aos digníssimos leitores e leitoras, deslindar as cinco sequências.
  • Se fizer clique na foto - irá para a página da árvore e saberá quem é.
  • Se fizer clique na pergunta "minha mãe é?" - saberá qual a foto da mãe respectiva (as avós podem não as ter disponíveis)

minha mãe é ? ... minha mãe é ?... minha mãe é ?... minha mãe é ?... a minha mãe é ?


minha mãe é ? ... minha mãe é ?... minha mãe é ?... minha mãe é ?... minha mãe é ?


minha mãe é ? ... minha mãe é ?... minha mãe é ?... minha mãe é ?... minha mãe é ?

6 comentários:

  1. Não resisto. Trago esta atravessada na garganta há já uns tempinhos.
    Ouve lá, aonde é que tu andaste a esconder de mim toda esta malta estes anos todos, em particular os da nossa juventude? Isso foi safadeza meu caro, crime de lesa cidadão. Ainda por cima familiares. Sinto-me altamente prejudicado. Imperdoável!
    Deste post saio zangado!
    ZC

    ResponderEliminar
  2. Quando vi o RSS Feed deste post pensei: OK, mais um post sobre o dia das mães.

    Como sempre não deixou por mãos alheias a sua criatividade.

    Bella a ideia.

    Bellisssimmo.
    Nuno

    ResponderEliminar
  3. Caros Alex (ZC) e Nuno,

    Muito obrigado pela forma assaz expressiva como mostraram apreço pelo "post". É sempre uma surpresa quando obtemos estes comentários sobre assuntos que julgávamos despertar pouco interesse.

    JSB

    ResponderEliminar
  4. Incrível a sensação de passear na blogosfera e vir aqui ter sem saber mesmo como, ou melhor o nome do blog. Foi o nome do blog que me atraiu. Dia da mãe ... interessante ter referida a (mãe)caboverdeana ... leio, voi indo e de repente! Está lá. Está aki. è a foto da minha mãe. Da minha irmã e sobrinha mais a baixo também. Que lindo. Obrigada pelos textos e emoções.
    Sonya

    ResponderEliminar
  5. Meu caro senhor, já lhe expressei as minhas sinceras desculpas junto ao encómio satírico.

    Acredite-me pessoa de bem, apesar dos excessos de emoção que sempre foram perturbação dos poetas.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Que interessante post, nunca vi nada assim! Sempre apreciei bastante este tipo de «Passatempo»!

    Um abraço de Cascais à lindíssima Cidade da Praia, onde estive em 1990 (a bordo do Navio de Treino de Mar «CREOULA») e em Maio de 2000 (por ocasião do
    III Encontros dos Ministros e Secretários de Estado da Presidência e Assuntos Parlamentares da CPLP)!!!

    Foi lindo constatar tantas semelhanças da flora e da paisagem à beira-mar com Cascais!

    ResponderEliminar