domingo, 18 de janeiro de 2009

O celestial bolo de chocolate de Garda

.
O bolo mais apreciado por todos os privilegiados a quem minha mulher oferece bolos, é indubitavelmente o seu bolo de chocolate.

Ela vem aperfeiçoando a receita ao longo dos anos e nunca me deixou reproduzi-la neste blog. Resolvi transgredir e roubar-lhe um de seus salpicados canhenhos, onde encontrei uma página encabeçada pelo título "bolo de chocolate". Porém, há dois minutos, passou ela atrás de mim e rematou que essa era sim, uma das receitas já desactualizadas.

Que responsabilidade a minha, em trazer esta "versão beta" , mesmo assim ao vosso conhecimento! Ei-la:

Bolo de Chocolate

Ingredientes

1 copo e meio de açúcar
11 ovos
1 copo e meio de óleo
1 copo e meio de farinha
2 pacotes de baking powder
1 pitada de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de cacau
meio copo de água morna
2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó
2 colheres de sopa de aguardente de cana

200g de chocolate em barra

Bater muito bem dez gemas com o açúcar. Adicionar o óleo, farinha baking powder, cacau, água morna. Adicionar agora as 2 colheres de cacau/chocolate em pó, o 11º ovo (por inteiro) a aguardente, o bicarbonato e o chocolate derretido. A clara em castelo será acrescida com cuidado e levemente.

Acho que os segredos estariam na escolha de boas marcas desses ingredientes.

Para a cobertura, ela aconselha um creme de chocolate em barra derretido, a que se adicionam leite condensado e natas. Creio que, conforme a dose destes ingredientes, se consegue uma diferente textura e brilho, como se pode ver ao lado na foto dum destes bolos (que ela fizera aquando de um aniversário).

1 comentário:

  1. Minha Nossa Senhora!!!!!
    Este sugere o autêntico pecado da gula!!!!
    Posso deixar meu nome já inscrito pra quando voltar aí ganhar um pedaço?
    Beijão grande e cheio de frio!!!!Kika Freyre.

    ResponderEliminar