domingo, 6 de maio de 2007

A verdadeira história do pseudónimo B. Leza

Várias vezes tenho ouvido as mais especulativas versões da razão pela qual o grande compositor cabo-verdiano Francisco Xavier da Cruz é conhecido por B.Leza ou Beléza. Uns até chegam ao cúmulo de alegar que um brasileiro de passagem por Mindelo, terá ouvido Xavier tocar uma morna e exclamara: "Qui beléza!".... E acham que o nosso compositor iria passar a usar o pseudónimo B. Léza por causa disso? A exclamação do brasileiro referia-se à música ou, quanto mais não seja, à situação vivida; Francisco não iria atribuir a si próprio um pseudónimo que não lhe dissesse nada sobre si ou sua vida. Um pseudónimo não é uma alcunha, é algo íntimo e de especial significado para quem o escolheu e o usa.

Posto isto, vou lhes contar uma pequena história familiar:

Francisco Xavier era funcionário dos CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) e fora colocado em serviço na ilha do Fogo. Rapaz novo, apaixonou-se perdidamente por uma das mais lindas (quiçá ricas) donzelas de São Filipe: uma das filhas mais novas do conhecido armador e capitão Djédjé de nh' Antóni ou seja de meu bisavô José António da Silva Essa filha, de nome Raquel, era tão linda (de "cabelo basado") que era conhecida pelo nome de ... Beleza!

E o casamento até já estava marcado, quando o nosso Francisco teve um rombo nos cofres dos CTT, à sua guarda. Para evitar o escândalo, uma vez que Francisco Xavier era um homem honesto e o desfalque surgiu por possível negligência contabilística, o futuro sogro "bancou" com a quantia em falta que foi imediatamente reposta no cofre dos CTT e o caso foi abafado.

Francisco Xavier foi no entanto e de seguida, transferido, tendo o namoro, por força da distância, esfriado. Francisco, em homenagem ao seu grande amor, adoptou discretamente o pseudónimo B.Leza.

3 comentários:

  1. Es Storia e contchedu pa tudu arguem di Fogo,principalmente arguen di Bila, mas comunicacao social di Cabo Verde ta tenta abafal.Beleza era grandi amigo di Nho Eduardo Barbosa e se Cumpadre.Beleza era padrinho di Nelson.Loja di Nho Eduardo tinha nomi di Loja FLORIANO em homenagem a um grupo di carnaval kes tinha na Fogo el ku Beleza.Hoji n'ten 53 anos , mas desde ki nece nha guentis ta conta es storia pamodi nos era vozinho pertu, era so um beco ki ta separaba ka Djedje di Nhontoni pa casa di nha avo.N'ta Aproveita es bu artigo, pan pol na BilaDjarfogo.Mi inda conche Bileza moda du ta fra na criolo di Fogo morado ku Tito se sobrinho.Obrigado Bisneto di Djedje di Nhontoni pa es bu artigo.

    ResponderEliminar
  2. ANONIMO - 12 de Setembro de 2013

    Caro Dr. Jorge Brito. O trabalho por si desenvolvido comporta um valor inestimavel, primeiro, pela forma como reporta os ascedentes familires da familia "SILVA", da Ilha do Fogo, logicamente contemplando outros familiars pela via de casamentos e/ou envolvimentos como parceiros. Este trabalho e uma base matriz, que, pelo que se conhece, a familia e extensa, requer a colaboracao de todos os membros dessa familia e ou pessoas interessadas a darem a sua colaboracao para que o trabalho se torna completo ate aos nossos dias. A titulo de exemplo: Nhotone Nho Mane casou com Dona Violanta e teve seguintes filhos: Djedje, Vital, Nho Pipi, Pepa, Mazinha, Gorda, Nhanha, Code. Fora do casamento ele tinha: um par de gemia Lala e Linda, Aniba na Patim, Domingas tb de Patim, para alem dos que ja foram referidos no site. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,
      Obrigado por suas estimulantes palavras e preciosa contribuição.
      Acaso queira ainda mais contribuir para a construção desta história de família, poderá usar o meu hotmail: jorsoubrito@hotmail.com
      Meus agadecimentos e um forte abraço, mais forte ainda se formos familiares!

      Eliminar