domingo, 17 de junho de 2007

Caldeirada de Lulas à moda antiga

A lula é um cefalópede (tem os pés na cabeça) bastante apreciado em Cabo Verde, embora outro cefalópode, o Polvo, seja mais popular.

Podemos encontrar inúmeras receitas deste molusco pela Internet fora, mas eu não resisto em vos apresentar este divino prato que minha avó fazia baseado numa receita de seu ensebado "Tratado completo de cozinha e copa" uma publicação dos anos vinte do século passado. Vamos então à receita:

Preparam-se as lulas, dando-lhes um golpe com uma tesoura no saco ou manto, tirando-lhes a cartilagem em forma de pena e separando-lhes as cabeças com os tentáculos, que se aproveitam assim como os mantos. Lava-se tudo muito bem para fazer desaparecer umas películas coradas que cobrem o manto, de modo que os bocados fiquem todos "brancos". Tempere as lulas com sal (molho de soja é melhor) e vinho branco.

Faz-se um refogado com azeite do bom, cebola, salsa picada e pimenta. Quando a cebola aloirar, deitam-se-lhe os bocados das lulas e passam-se no refogado, acrescenta-se este com tomate e deixa-se ferver até que as lulas estejam bem macias e o molho bem apurado.

Serve-se em prato aberto, decorado com folhas soltas de salsa. Um vinho verde é de se esperar, mas hoje preferi um simples Mateus Rosé!

2 comentários:

  1. Jorge,

    As lulas, irei certamente experimentar.
    Quanto ao vinho a acompanhar as ditas, meu caro, aconselho-te uma viagem ao Alentejo, ali para os lados de Évora onde um tal Cartuxa branco fará melhor companhia que um comercial Mateus.

    ResponderEliminar
  2. Óbviamente! e eu que não perco um vinho da Cartuxa a cada vez que a Évora vou leccionar.
    Mas ... :-) é o que tinha à mão e o vinho verde geralmente recomendado para mariscos tem muito ácido úrico (veneno para mim!)

    ResponderEliminar