domingo, 13 de janeiro de 2008

Já bebeu um KOPI LUWAK?



Eu estive quase. Um belo dia fui tomar um bom expresso num café-quiosque especializado em cafés do mundo, sito no piso subterrâneo do centro comercial do Campo Pequeno em Lisboa. Pedi o melhor que tinham e o balconista me informou que tinham o melhor café do mundo, mas que acabava de se esgotar o último lote. Ao perguntar o nome desse café, ele me elucidou que se tratava do Kopi Luwak, um café cujos grãos são recolhidos das fezes de um animal da Indonésia, o Luwak. Surpreso, fiz-lhe bastantes perguntas e anotei cuidadosamente o nome de tal exótica iguaria.

Mais tarde, fiz a minha pesquisa na Internet e encontrei coisas extraordinárias e curiosas a respeito do citado animal (a Civeta Asiática das Palmeiras, carnívoro parecido com os gatos, cujo nome científico é também estranho: paradoxurus hermaphroditus), do processo de obtenção, do preço astronómico (25 contos cv o quilo) e dos processos químicos que os grãos sofrem de forma muito natural.

Para conhecer melhor a actuação das enzimas e das reacções envolvidas na obtenção deste café e do seu gosto extraordinário, vá ao artigo sobre "Enzimas, metabolismo e ... gastronomia", do blog CVquímica.

3 comentários:

  1. Amigo

    Ou dás mais explicações ou...
    Confesso-me provinciano e preconceituoso com relação a certos assuntos. Essa do café associado a fezes (resta saber se subtraído se adicionado), de um simpático animal de nome estranhíssimo dá que pensar. Esta é daquelas bebidas para tomar tipo purgante (é para engolir sem saborear), ou género 'far-west', BEBE AGORA PERGUNTA DEPOIS. Confesso que na chávena o dito até faz um figurão. Fico ansioso à espera de mais explicações sobre tão precioso néctar. E olha que eu sou apreciador de uma boa 'bica'.
    Abç's

    ResponderEliminar
  2. Perguntas há que não devem ser feitas, embora o grande mestre Stephen Hawking, tenha referido que todas as perguntas se devam fazer. Quem vem à net fazer as perguntas: o que é/para que serve/onde/como assim/a que horas/em que zona/quente ou frio/etc. Melhor seria procurar e extrapolar o seu conhecimento. Mas de qualquer modo, "toda a gente" sabe o que é o café "civeta" ou café "gato". O animal tem o nome cientifico de: Paradoxurus hermaphroditus. Claro que o animal caga café porque o engolia e o seu estomago não conseguiu fazer a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos. Vai daí, ele defeca os grãos "carregados" naturalmente e fermentados pelas enzimas do seu estomago... Alex! não faças mais perguntas, "puxa" pela cabeça, acaso puxes de mais e a arranques, nada se perde nada, não presta!

    ResponderEliminar
  3. Perguntas há que não devem ser feitas, embora o grande mestre Stephen Hawking, tenha referido que todas as perguntas se devam fazer. Quem vem à net fazer as perguntas: o que é/para que serve/onde/como assim/a que horas/em que zona/quente ou frio/etc. Melhor seria procurar e extrapolar o seu conhecimento. Mas de qualquer modo, "toda a gente" sabe o que é o café "civeta" ou café "gato". O animal tem o nome cientifico de: Paradoxurus hermaphroditus. Claro que o animal caga café porque o engolia e o seu estomago não conseguiu fazer a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos. Vai daí, ele defeca os grãos "carregados" naturalmente e fermentados pelas enzimas do seu estomago... Alex! não faças mais perguntas, "puxa" pela cabeça, acaso puxes de mais e a arranques, nada se perde nada, não presta!

    ResponderEliminar