domingo, 6 de abril de 2008

Os primeiros rádio-amadores de Cabo Verde

Supostamente devia escrever um artigo por semana para este Blog. Mas hoje, vejo-me obrigado a escrever dois, visto ter acabado de ler o artigo que Amante da Rosa publicou sobre o início da rádio em Cabo Verde, o que me trouxe várias recordações à mente. Comentei logo no Cbox do blog dela, alegando orgulhosamente que meu pai, Hilário da Silva Sousa Brito, foi o primeiro rádio-amador cabo-verdiano em Cabo Verde.

Não me esqueço dos célebres concursos CR/CT que faziam meu progenitor não dormir durante dois dias por ano, em frente dos emissores (construídos por ele) a fazer e a receber chamadas de voz e em morse, para o mundo português. "Cê quiú (CQ) twenty... CQ Twenty... CQ Twenty, aqui CR4AD chamando de Cabo Verde, Charles Rogers Four Abel Dog (para CR4AD)... câmbio." assim ia ele pronunciando aquela lenga-lenga por entre ruídos e apitos dos altifalantes dos emissores a válvulas (o aposento que ele chamava de "Shack" devia estar a dois graus mais quente que o resto da casa).

Centenas de rádio-amadores disputavam estes concursos anuais. Quem mais conversações estabelecidas fizesse, ganhava um troféu (geralmente uma taça) luzidio para a sua estante. É com orgulho que meu pai ostenta várias taças no seu Shack , tendo ganho o 1º lugar do concurso CR/CT por duas vezes e ficado em 2º ou 3º nas restantes edições (entre 1957 e 1967).

Eu, quando aprendi a escrever, lá ia preenchendo os cartões que os rádio-amadores trocavam entre si, como comprovativos das conversações entabuladas, os conhecidos QSL. Foi assim que comecei a minha querida colecção de selos: "um selo de cada país", ao mesmo tempo que meu pai adicionava novos países aos que já tinha estabelecido contacto (pelo mundo inteiro) colocando alfinetes coloridos no mapa-mundi pendurado no "Shack". Cliquem aqui e terão a primeira de quatro páginas de QSLs de Cabo Verde, podendo encontrar nelas várias pessoas conhecidas, como Flávio Cunha, pai do meu grande amigo Zé Cunha. Eis ao lado o QSL de Flávio Cunha.

Hoje, os QSL são matéria de leilões para os coleccionadores. O indicativo actual para os rádio-amadores de Cabo Verde é o D4C e meu pai tornou-se o D4C-AD.

Talvez um dia vos conte outros episódios que presenciei e vivi nesta atmosfera do radio-amadorismo de Hilário Brito, como o de quando sua estação serviu para salvar a vida a uma criança.

Até mais e leiam agora o artigo em baixo também hoje publicado:

5 comentários:

  1. Dr. Sousa Brito
    Gostei muito dos 2 ultimos posts. Coloquei no blog um link/chamada de atenção para este último. Entretanto ando de volta da "Inconfidência Mineira"... muito interessante. Carla

    ResponderEliminar
  2. Adorei o seu blog, é muito interessante ... estarei sempre por aki a conhecer um pouco sobre Cabo Verde. Espero que possamos ser amigos e tb trocar links. Bjs azuis em seu coração.

    ResponderEliminar
  3. DANIEL LIMA TAVARES13 julho, 2011 01:47

    Interissantissimo para todos em geral, mas de valor redobrado para quem, desde a infancia, tem dentro o bichinho da radio na sua vertente radio-amadoristica.
    Serei-me-a mais facil abordar e discutir o tema, numa prespectiva historica, apos esta leitura, sobre o passado e meu conhecimento sobre o presente do radio-amadorismo em Cabo Verde.
    Apenas um pequeno detalhe: na actualidade o prefixo de Cabo Verde e D44.
    73 D44AB, DANIEL L. TAVARES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel soi radio-amadora OE7WCT e quero saber se esite um QSL Büro na Cabo Verde. VY 73 de OE7WCT.

      Eliminar
    2. Daniel me pode dizer se esite agora um QSL Büro na Cabo Verde. Soi radio-amadora OE7WCT. VY 73 de Traudi

      Eliminar